Páginas

Sonhar é preciso, nem que for sonho de padaria...

Nem uma coisa nem outra, o que há entre elas é o que me encanta

domingo, 11 de julho de 2010

SEM HORAS, SEM DORES E SEM LIMITES: A Poesia Prevalece!!!


Minha história com o Teatro Mágico não é minha. É nossa!. Começou quando da janela do quarto de minha filha eu ouvia incessantemente o refrão “Só enquanto eu respirar, vou me lembrar de você...”. Este foi o primeiro contato com a poesia da trupe. No mesmo dia já ouvi o “Entrada para raros” inteirinho e me apaixonei. Fui estudar a história e o trabalho da trupe na internet e me (re)apaixonei...
Dias depois fiquei sabendo que a trupe mágica viria fazer um show aqui em Mogi. Pronto! Me animei inteira e usando a desculpa de levar meus filhos ao show, lá fui eu. Sorriso no rosto, ansiosa como se o show fosse meu...  Já na entrada do Clube de Campo dava para sentir a energia boa, a alegria e o colorido das pessoas que lá esperavam ansiosas pelo show. Em meio a refrões, poesias, flags, pancakes, malabares e muitos narizes de palhaço, experimentei uma harmonia e uma alegria honesta entre as pessoas que lá estavam e não tive dúvidas... me enturmei, pintei o rosto, tirei as máscaras e com orgulho vesti a mim e a muitos outros adolescentes com alguns narizinhos vermelhos que tinha levado a tira-colo.


O show foi maravilhoso, encantador, miraculoso. É um milagre nos dias de hoje reunir tantas pessoas em nome da poesia e da essência... Todos fomos tocados e cada um daquele lugar não seria mais o mesmo... Eu não era mais a mesma e tinha rejuvenescido uns 10 anos.


Sou professora e no dia seguinte lá estava eu compartilhando meu encantamento com meus alunos. Assistimos aos shows, ouvimos músicas, discutimos, refletimos, nos deliciamos e algumas semanas depois, meus alunos também já não eram mais os mesmos.
Reuniram-se e decidiram compartilhar com os outros alunos da escola o que tinham experimentado. Montaram um grupo "Os menos piores" e apresentaram espetáculo na escola inspirados na magia que tinham experimentado e mais uma vez o encantamento se propagou e a poesia prevaleceu...




Foi lindo... eles conseguiram atrair a atenção e os olhares de todos os alunos do período da manhã (e olha que não são poucos), apenas com suas performances... Vi ali pessoas se descobrindo e descobrindo outros... olhos que lacrimejavam e riam ao mesmo tempo, confusos pela simplicidade e riqueza do que viam. Muitos dos que duvidavam (durante os ensaios do grupo vieram nos pedir perdão e cumprimentar os alunos pelo espetáculo.



Mais uma vez muitos outros se descortinavam e a magia da arte cumpria seu papel. Estes alunos já não mais estudam na escola, muitos já trilham seus caminhos como homens e mulheres, trabalhadoras e trabalhadores, mas levam consigo a marca e a fortaleza que a arte tem o poder de nos emprestar... Muitos se enveredam pela estrada artística e não conseguem mais se desvencilhar desse bichinho que nos faz pensar, duvidar e nos mover (graças aos deuses e aos poetas!!!).



Eu, agora sendo outras, mais que nunca, continuo aprendendo-me e recriando-me para não me afogar na mesmície que insistem em nos empurrar goela abaixo...
Agora, ao lançar o DVD Segundo Ato, O Teatro Mágico confirma seu papel revolucionário, essencialmente democrático e continua pregando a liberdade no mundo da música e derrubando as fronteiras, pedindo para que o público "pirateie" suas músicas. Não é mágico isso? Enquanto o politicamente correta tenta banir a pirataria, o TM lança um novo olhar e promove a comunhão e a igualdade. Talvez este seja um exemplo a ser seguido em outras áreas da sociedade também, vocês não acham? Bom, não dá pra negar nem discutir a herança que este grupo, esta trupe, esta família deixou (e tem deixado). Sou, somos, testemunhas vivas e oculares disto!!!


Não perca a chance de participar desta corrente democrática!!! Acesse o site do Teatro Mágico.

4 comentários:

  1. salve salve....
    estou passando pra desejar boa sorte no concurso meu blog esta concorrendo também, se possível quando puder da uma olhada la temos um podcast sobre assuntos variados, em breve um podcast sobre musica independente....

    http://papofandangos.wordpress.com/

    abraço e parabéns pelo blog
    @inhesus

    ResponderExcluir
  2. Bem, agora que posso comentar, lá vai:

    Primeiramente fiquei feliz, realmente feliz, com o comentário da Sra. no meu humilde blog, um dia eu chego a escrever metade o que é escrito, por eqto vou postando meus textinhos de sempre...

    2- Tb amo Teatro Mágico, o jeito como se colocam como artistas, o respeito e atenção ao público - fãs ou não. E eu aprendi a gostar de TM, a deixar o preconceito de lado, qdo assisti ao show deles aqui na minha cidade, junto com a Sra. e a Costela e aí foi, a poesia prevaleceu (como diz o titulo de um dos meus posts) foi paixão a primeira vista, e sigo apaixonado até hj... E olha que eu profetizei a leitura daquela poesia pelo Anitelli, hein!! Enfim, TM está e estará sempre relacionado com a família "Rocha"

    ResponderExcluir
  3. Ahh Prof...
    Q linda saudade eu tenho dos "Os Menos Piores". Dias maravilhosos vivemos...
    Eramos felizes entre tudo. Graças a você, nossa mãe de todas horas. Eu, em nome dos Menos Piores, agradeço por acreditar em nossa capacidade de criar e por nos dar a oportunidade de sonhar. Amamos vc!

    Raquel

    ResponderExcluir